Prazer, sou a Cartinha da Rainha [#1]
A casa
Espécie local, nativa do território que hoje chamamos Brasil, a mandioca alimentou os povos originários de Norte a Sul e foi um importante ingrediente na caldeirada cultural que formou a nação brasileira depois da chegada dos europeus.
No livro Mandioca o Pão do Brasil, Pinto de Aguiar (1982) conta sobre a história e a diversidade que este ingrediente possui:
“ A mandioca, da qual são conhecidas cerca de 200 espécies, quase todas existentes no Brasil, que parece ter sido, fora de dúvida, seu habitat primitivo, ainda em estado silvestre, do qual a retirou o indígena, com o seu grande potencial criativo, domesticando-a e pondo-a a serviço da alimentação do brasileiro” (p. 18).
Diante da sua importância, nada mais justo que ela ter um espaço só pra ela, não é? Por isso te convidamos a vir com a gente nesse movimento de reencontrar a nossa rainha nesta primeira edição de uma série de cartinhas dedicadas à mandioca.
Portarretrato
Contando e escutando histórias mantemos vivas nossas memórias culturais, de afetos e encontros. No nosso portarretrato deste mês, temos um trecho de uma das histórias do nosso livro "Memórias da Mandioca". Tem puba, bolo e reencontro com a rainha!
"Eu nunca tinha ouvido falar nisso,
mas o que mais me encantou foi que descobri que meu pai sabia o que era puba, pois quando ele morava no sertão nordestino ele plantava mandioca, e a mãe dele deixava na água até a mandioca ficar “podre” (como ele me contou), e aí virava a puba pra fazer bolo! Perguntei se era bom, e ele disse 'ô'!
Para minha surpresa, um dia desses achei na feira perto de casa a farinha de mandioca pubada pra fazer o bolo! Preparei o bolo na casa dos meus pais e ficou muito gostoso no nosso café da tarde de domingo!
Foi um super reencontro de pai e filha por meio da mandioca, hehe!"
Aline Carvalho, nutricionista, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP e coordenadora do Sustentarea.
O livro "Memórias da Mandioca", publicado em 2021, é de acesso livre e você pode garantir o seu exemplar neste link.
No fogão
Uma boa história acompanhada de um bolo fica mais gostosa ainda. E que tal a receita do bolo de massa puba que a Aline fez para o pai dela, como conta a história acima?
O que é puba?
Puba é a massa obtida depois que a mandioca passa por um processo de fermentação. Uma técnica de beneficiamento de origem indígena que modifica textura e aroma e valor nutricional da mandioca. Possibilitando múltiplos usos em preparos culinários.
Quer saber mais sobre a puba? É só conferir a live, disponível no youtube, realizada por Evelym Landim e Alê Nahra, integrantes do Sustentarea. Para acessar, use este link.
Escrivaninha
Sente-se, fique à vontade em nossa escrivaninha, um espaço para divulgar notícias, estudos e pesquisas sobre a rainha mandioca e toda sua potência.
Em 2013, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura - FAO identificou a mandioca como o cultivo do século XXI. A raiz tuberosa que alimenta mais de 800 milhões de pessoas ao redor do mundo é apontada como um dos elementos importantes da resposta aos desafios da promoção de dietas saudáveis e da mudança climática.
O documento na íntegra está disponível aqui.
Esse conteúdo foi organizado e editado pelas integrantes do GT Alimentação Brasileira - Mandioca Alice Medeiros, Evelym Landim, Evla Vieira, Jennifer Tanaka e Thais Arcari.